Uma formação interna, dentro dos quadros da empresa, que promove o trabalho prático dos estagiários que pretendem exercer profissões no setor livreiro. É esta a proposta do Book Camp, um programa de formação remunerada que vai ser promovido, pela quarta vez, pela The Book Company.

O estágio não é restrito apenas a trabalhadores da indústria do livro, contudo, a empresa dá preferência a candidatos finalistas ou recém-formados nos cursos ligados à área da organização de eventos, comunicação social, línguas e literaturas e edição profissional.

A formação é dirigida especificamente para a área editorial e produção de eventos literários. Os estagiários têm formação na organização de eventos, agenciamento literário e consultoria editorial.

As últimas três edições contaram com cerca de 15 participantes, metade dos quais estão atualmente a trabalhar na área editorial, de acordo com a empresa. Segundo Leonor Rodrigues, do departamento de comunicação da The Book Company, a quarta edição será realizada numa “modalidade diferente”. Este ano existem mais vagas disponíveis (cerca de oito) e uma maior divulgação do programa. O número de vagas pode ainda ser alargado, caso o perfil dos candidatos assim o exija.

O objetivo da empresa é atrair um maior número de participantes, com diferentes valências. A multidisciplinaridade e o background dos candidatos noutras vertentes são qualidades apreciadas pela The Book Company, refere Leonor Rodrigues.

Os estágios são remunerados e vão ser realizados em Lisboa. Os participantes trabalharão cinco dias por semana, entre as 9h00 e as 18h00 horas. Os valores rondarão os 400 euros, para a primeira etapa, e os 800 euros, para a segunda.

Há duas fases possíveis para os candidatos. Cada fase, tem duas etapas. A primeira fase divide-se entre 2 de maio e 16 de setembro e de 2 de setembro a 30 de abril. O prazo para o envio das candidaturas termina a 30 de março.

A segunda fase divide-se igualmente em dois momentos: de 2 de setembro a 31 de dezembro e de 2 de janeiro a 31 de agosto. As candidaturas podem ser entregues até 31 de maio.

As inscrições estão abertas e os participantes podem-se inscrever via online, através do site da The Book Company.

A empresa realiza esta ação formativa para “suprir as falhas que existem no sistema educativo em Portugal, na área editorial”, explica Leonor Rodrigues. A The Book Company pretende formar quem pretende fazer carreira no setor livreiro e recrutar os estagiários mais talentosos para os seus quadros.

Artigo editado por Filipa Silva