O Manchester United – Paris Saint-Germain e o FC Porto – AS Roma vêm com uma novidade. Pela primeira vez, os árbitros da Liga dos Campeões vão ter a ajuda do videoárbitro. A decisão foi aprovada a 3 de dezembro de 2018 pelo Comité Executivo da UEFA e a nova tecnologia entra a meio-caminho nesta edição da maior prova de clubes da UEFA.

O protocolo de atuação do VAR não difere muito daquele que vigora em Portugal desde o ano passado e que está inscrito no documento “Leis do Jogo”, da International Football Association Board. Assim sendo, são passíveis de serem revistos pelo sistema de monitorização:

  • golos;
  • lances de grande penalidade;
  • lances de cartão vermelho direto;
  • ou em que o árbitro confunda a identidade do jogador a quem é atribuído um cartão amarelo.

Contudo, Roberto Rosetti, responsável de arbitragem da UEFA reforçou a ideia de que “o VAR intervém apenas se houver evidência clara”.

Ainda assim, o videoárbitro da Liga dos Campeões traz inovações em relação ao congénere português. Uma das grandes novidades é a transmissão da análise do VAR nos ecrãs gigantes dos estádios. Em Portugal, apenas quem está a ver a partida pela transmissão televisiva pode acompanhar a ação do VAR.

Outra inovação em relação ao videoárbitro português é o local onde o VAR se encontra. Se em Portugal, o ‘equipamento’ reside numa sala na Cidade do Futebol, em Oeiras, seja o jogo em Chaves ou no Algarve, na Liga dos Campeões, o videoárbitro vai estar presente nos estádios. Mas as novidades não se ficam por aqui: surge agora um gerente, responsável pela qualidade do sistema.

O videoárbitro na UEFA também vai ajudar na luta da confederação europeia contra o racismo. Qualquer jogador que seja apanhado pelas câmaras com este comportamento pode ser advertido e punido com recurso à nova tecnologia, mesmo depois da partida ter terminado. O VAR vai ficar ligado até que todos os intervenientes do jogo recolham para fora do relvado. A regra da advertência com cartão amarelo para quem o pedir para o adversário também é transportada para este protocolo.

Com a entrada do videoárbitro na Champions, a UEFA prescinde dos árbitros de baliza, presentes na competição desde a época de 2010/11.

Pela primeira vez na Liga Milionária, o VAR já está presente em várias ligas europeias. A International Board aprovou a sua utilização em junho de 2016. A partir daí, o Mundial de Clubes da FIFA de 2016 foi a primeira grande competição a acolher o videoárbitro e a primeira liga a utilizar a tecnologia foi a A-League, campeonato principal da Austrália.

Na Europa, o VAR estreou-se em Portugal, na final da Taça de Portugal em 2017, numa partida entre o SL Benfica e o Vitória Sport Clube. Na época de 2017/18, o sistema foi introduzido nos campeonatos português, alemão e italiano e, na época atualmente em curso, nas ligas francesa e espanhola. Em 2018, o VAR foi um dos destaques do Campeonato do Mundo na Rússia.

Artigo editado por César Castro