O FC Porto joga esta terça-feira à noite [TVI, Eleven Sports, 20h00], em Roma, a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Frente a frente, vão estar duas equipas que passam por um momento menos positivo na época, apostadas em fazer boa figura na Europa.

João Nuno Coelho, comentador desportivo, autor do programa “Números Redondos” da TSF, admite que o FC Porto não se encontra “na melhor fase da época”, saída que está de uma série de maus resultados. A perda de seis pontos em três empates recentes e a “falta de jogadores essenciais, como Marega” são motivos que podem fragilizar a equipa azul e branca.

Contudo, a AS Roma “também não está no seu melhor” no campeonato italiano – é quinta com 25 pontos de atraso para a líder Juventus – além da pesada derrota que sofreu recentemente com a Fiorentina, por 7-1 para a Taça de Itália. Segundo o sociólogo, as nove derrotas na presente temporada – três na Liga dos Campeões, cinco na Série A e uma na Taça de Itália – não favorecem a equipa italiana.

Já os dragões sofreram apenas duas derrotas no conjunto das competições em que estão envolvidos, ambas para o campeonato português.

As duas equipas podem equivaler-se competitiva e desportivamente, na opinião de João Nuno Coelho, não estivéssemos a falar de “dois clubes que vão sendo tubarões”: “A Roma, talvez, seja mais forte pela qualidade de alguns dos seus avançados“, mas “o Porto, como equipa e como conjunto, será mais forte que a Roma. Portanto, está completamente em aberto”, analisa.

O sociólogo acredita que a equipa azul e branca assumirá um comportamento mais cauteloso, com “um formato 4-3-3, do que normalmente assume no campeonato português. Já a Roma normalmente joga em 4-3-3 ou 4-2-3-1”, explica.

Imagem da equipa do FC Porto depois da vitória por 3-0 no Estádio Olímpico de Roma em 2016.

Imagem da equipa do FC Porto depois da vitória por 3-0 no Estádio Olímpico de Roma em 2016. Foto: FC Porto/Facebook

João Nuno Coelho considera ainda que os dragões apresentam uma equipa muito forte em termos defensivos, com a presença de Pepe e com o Felipe no centro, no lado direito Militão e do lado esquerdo o Telles.

O comentador presume ainda que o FC Porto aposte numa abordagem mais conservadora: “Como o primeiro jogo é fora de casa, o Porto pode perfeitamente procurar o contra-ataque, até para fazer, eventualmente, um golo e ficar com alguma vantagem na eliminatória”, finaliza.

“Estamos prontos”, diz Conceição

Na conferência de imprensa de antevisão da partida, dada esta segunda-feira, em Roma, o técnico do FC Porto, Sérgio Conceição considera o adversário “uma equipa muito competitiva, com grande qualidade individual e coletiva. Está dentro de um quadro competitivo acima da média, porque tem semanalmente desafios muito interessantes”.

Para ultrapassar a equipa italiana, o técnico portista diz que “parte do sucesso passará pela consistência defensiva perante tanta qualidade individual no processo ofensivo da Roma”. O objetivo está definido: “passar aos quartos de final”.

Quanto às baixas que afetam sobretudo o ataque azul e branco, Sérgio Conceição afirmou que é “pago para encontrar soluções”. “As lesões fazem parte da época”, concluiu.

FC Porto e AS Roma já se defrontaram em quatro ocasiões e o balanço é muito favorável aos dragões: duas vitórias para a equipa portuguesa e dois empates.

O quinto confronto entre as duas equipas ocorre pelas 20h00 desta terça-feira. A partida é arbitrada pelo holandês Danny Makkelie.

Artigo editado por Filipa Silva