“É a maior evolução das Correntes d’Escritas com 140 participantes, 20 países representados e mais de 40 livros em lançamentos de primeiras edições”. É assim que Luís Diamantino, um dos fundadores do festival, começa por antever ao JPN mais uma edição de um dos maiores certames literários do país que começa, esta terça-feira, na Póvoa de Varzim.

A vigésima edição, “onde todos participam e todos são protagonistas”, traz novidades e uma delas está relacionada com a mudança física da feira do livro para galerias comerciais, situadas ao lado do Cine-Teatro Garrett. “Vai trazer uma movimentação completamente diferente aquele espaço”, afirma o também vereador da Cultura.

Além de vários lançamentos de livros, entre os quais um de Onésimo Tiotónio Almeida com todas as intervenções que fez ao longo dos vinte encontros, está previsto a apresentação de um dicionário das Correntes, que surgiu na sequência de um desafio lançado a todos os escritores que por lá passaram, com a particularidade de que este é “um dicionário que vai sendo completado ao longo do tempo”, refere Luís Diamantino.

Entre as várias personalidades que vão marcar presença figuram nomes como o do escritor nicaraguense Sérgio Ramírez, o do autor de poesia angolano Manuel Rui, o do jornalista cabo-verdiano Arménio Vieira ou o do empresário Francisco Pinto Balsemão, entre outros.

Outra novidade é uma “formação para professores e bibliotecários” dada pelo escritor Valter Hugo Mãe em vários espaços da cidade, como o Diana Bar, a Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim, a Fundação Dr. Luís Rainha, a Universidade Sénior ou o próprio Cine-Teatro Garrett. “Haverá várias sessões desta formação, que é de 25 horas e que serão acreditadas”, acrescenta o fundador.

A edição deste ano do encontro literário festeja a poesia, num ano em que é celebrado o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das maiores poetisas da literatura portuguesa.

Esta terça-feira, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dá início à cerimónia de abertura com a divulgação dos nomes vencedores dos “Prémios Literários” de 2019 e o lançamento da Revista Correntes d’Escritas. Já o escritor e presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, apresenta a conferência “As Letras da Língua e a Mobilidade dos criadores na CPLP”.

A programação completa do festival pode ser encontrada aqui.

Artigo editado por César Castro