Na final do primeiro Campeonato da Europa de Futsal Feminino, que decorreu este domingo no Pavilhão Multiusos de Gondomar, a seleção portuguesa acabou goleada pela equipa de Espanha, por 4-0. Mayte, Anita, Amelia Romero e Vanessa Sotelo fizeram os golos que destruíram as esperanças portuguesas.

André Teixeira, treinador da equipa feminina do Novasemente Grupo Desportivo, que milita na primeira divisão nacional, acompanhou o europeu ao longo do fim de semana. Para o técnico, a prestação da seleção portuguesa “foi extremamente positiva“, apesar de “todos os portugueses esperarem um pouco mais”.

Depois da goleada por 5-1 na meia-final contra a Ucrânia, as expectativas sobre o possível título europeu aumentaram. André Teixeira não aceita que tenha sido uma desilusão. “Sabíamos do valor da Espanha e tínhamos consciência que tinham uma palavra a dizer na final”, sublinhou. O treinador do Novasemente garante que “quem tem conhecimento profundo da modalidade sabe que a Espanha é uma equipa fortíssima“.

Sobre a final, André Teixeira diz que se “deve dividir o jogo em duas partes”. “Na parte inicial, a equipa portuguesa acusou a pressão e os primeiros dez minutos foram, de facto, maus. Mas depois Portugal equilibrou e já no final da primeira parte poderia ter marcado“, analisa o técnico.

Luís Conceição, no final da partida decisiva, afirmou que faltou “uma pontinha de sorte“. André Teixeira dá razão ao selecionador nacional, porque “se Portugal tivesse feito um golo, se calhar o jogo iria ser diferente”.

Além de Portugal, também a Espanha goleou na meia-final (neste caso a Rússia). Contudo, o treinador do Novasemente diz que “todos os quatro jogos foram bem disputados”, apesar de reconhecer que Portugal e Espanha eram as melhores seleções.

No jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares, a Rússia bateu a Ucrânia nas grandes penalidades. No tempo regulamentar, as duas seleções de leste empataram a dois golos. Danilova e Lebedeva marcaram para a Rússia, enquanto Volovenko e Tytova repuseram a igualdade para as ucranianas. André Teixeira considera que “foi um jogo equilibrado” e “disputado até ao fim”.

Sendo este o primeiro Campeonato Europeu de Futsal Feminino, o treinador do Novasemente concorda que a modalidade ainda tem que crescer e aponta o caso português como exemplo. “Neste momento, o campeonato nacional está dividido em zona norte e zona sul, [fases] em que há resultados muito desnivelados. Em Espanha, o campeonato é à imagem do que acontece nos masculinos, por exemplo, com um play-off . Os melhores têm que se defrontar várias vezes“, conclui o técnico que já orientou equipas como o Sp. Braga e o Modicus.

Em termos individuais, também foi a Espanha a dominar. Vanessa Sotelo foi escolhida como a melhor jogadora do torneio e o prémio de melhor marcadora foi para Amelia Romero, com três golos. Fifó e Janice Silva partilharam o segundo lugar das melhores marcadoras com Vanessa Sotelo (dois golos).

A equipa de Luís Conceição não conseguiu chegar ao título, mas a prestação internacional da equipa portuguesa não começou este fim de semana em Gondomar. A seleção das quinas soma seis participações em outras tantas edições do Torneio Mundial de Futsal Feminino, anualmente organizado pela FIFA, tendo conquistado três segundos lugares na competição, com o Brasil a fazer o pleno ao nível dos títulos.

Resultados dos jogos:

Final
Espanha 4-0 Portugal

3º e 4º lugares
Rússia 2-2 Ucrânia (3-2 nas grandes penalidades)

Meia-final:
Rússia 0-5 Espanha
Ucrânia 1-5 Portugal

Artigo editado por Filipa Silva