Estão abertas as candidaturas aos prémios “Ecotrophelia” 2019. A iniciativa, que visa o desenvolvimento de um produto alimentar eco-inovador, foi apresentada na passada sexta-feira, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e pretende aproximar os potenciais interessados a empresas do setor agroalimentar.

Para concorrerem, os candidatos deverão preencher um formulário até ao dia 3 de abril e apresentar um dossiê em que conste as fases de produção de um produto (packaging, planos de marketing, negócio e vendas) criado para o concurso. São aceites alunos de licenciatura, mestrado e pós-graduação das mais diversas universidades ou institutos que devem concorrer em equipa (que pode ter entre dois a dez elementos). O objetivo é, assim, juntar professores, investigadores, alunos e profissionais do setor a pensar nos produtos do amanhã.

O comité de avaliação irá depois eleger dez finalistas que, por sua vez, vão estar presentes na competição nacional, na Alfândega do Porto, no dia 21 de maio. Para além de representar Portugal no “Ecotrophelia Europe”, nos dias 6 e 7 de outubro, na Alemanha, o vencedor recebe um prémio de dois mil euros.

O prémio Ecotrophelia visa a criação de uma rede de formação de excelência em eco-inovação alimentar. Foto: ECOTROPHELIA Portugal

Desde 2010 que o prémio já promoveu internacionalmente 115 competições nacionais, mobilizando mais de 500 universidades e mais de 4.000 estudantes. Como resultado, foram desenvolvidos 860 produtos alimentares, sendo que 80 foram industrializados ou comercializados.

Artigo editado por César Castro