O início oficial das competições está marcado para dia 21, mas o Fantasporto arranca já esta terça-feira com uma programação dedicada somente a clássicos do cinema que festejam este ano o seu aniversário.

Easy Rider, de Dennis Hopper, abre a programação na terça-feira, às 21h30 (Grande Auditório do Rivoli). O filme, que comemora 50 anos, contrapõe a América livre e criativa com a América profunda e preconceituosa, retrógrada e violenta e conta com representações de atores como Jack Nicholson ou o próprio Dennis Hopper.

Seguem-se filmes de Stanley Kubrick, que celebraria 90 anos este ano. “The Shining” (1980) e “Clockwork Orange” (1971) preenchem também a agenda de clássicos do Fantasporto e vão ser reproduzidos no Grande Auditório quarta e quinta-feira, respetivamente, sempre às 21h00.

Também “Alien“, de Ridley Scott, celebra um novo marco em 2019. Quarenta anos depois da sua estreia, o filme original da saga com o mesmo nome regressa ao panorama cinematográfico do Porto e encerra a semana de clássicos do festival (sexta-feira, 23h30, no Grande Auditório do Rivoli)

A programação caracteriza-se pela atualidade e procura compilar tanto curtas como longas-metragens: trabalhos de todo o mundo, bem como um foco especial no cinema português, vão ser apresentados ao longo dos dez dias do festival.

Com grande parte da programação já desvendada, a edição de 2019 do Fantasporto conta com quase duas centenas de filmes em 82 sessões. O festival será dividido em quatro secções competitivas com júris internacionais próprios: Cinema Fantástico, Semana dos Realizadores, Orient Express e Cinema Português.

O Fantasporto termina a 2 março e contará, também, com conferências, debates, sessões de perguntas e respostas, apresentações de trabalhos académicos e exposições artísticas, entre outros.

Artigo editado por Filipa Silva