Foi assinado, esta segunda-feira, uma parceria entre a Associação Portuguesa de Imprensa (API) e a Google que visa a promoção da literacia dos media e o combate à desinformação e manipulação da comunicação social junto das comunidades mais vulneráveis (jovens e seniores).

Helena Martins, responsável pelas políticas públicas da Google Portugal, começou por explicar, durante a sessão pública que decorreu na sede da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, que “o acesso a informação de alta qualidade é essencial para o funcionamento de uma democracia”.

Entre as iniciativas que este acordo preconiza estão 40 workshops e debates400 entrevistas e notícias com a colaboração dos maiores meios de comunicação e a formação de dez mil estudantes e seis mil seniores em escolas e universidades.

Para além de informar os cidadãos através de workshops, em todos os distritos de Portugal, o compromisso pretende ainda formar 200 profissionais e adaptar uma ferramenta de inteligência artificial para detetar notícias falsas em português europeu.

João Palmeiro na sessão pública do acordo entre a Associação de Imprensa Portuguesa e a Google, na Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto

João Palmeiro (à esquerda) na sessão pública do acordo entre a Associação Portuguesa de Imprensa e o Google, na Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto. Foto: Marta Santos

O projeto da API é financiado pela Google.org em colaboração com o Google News Initiative, sendo este um fundo de apoio a projetos de inovação da comunicação social. O acordo vai manter-se até 2023, segundo o presidente da Associação Portuguesa de Imprensa.

Artigo editado por César Castro