A DefinedCrowd está entre as 100 melhores e mais promissoras empresas do mundo no campo da inteligência artificial (IA), segundo o ranking anual da consultora CB Insights.

Criada em 2015 por Daniela Braga, ex-aluna da Faculdade de Letras e de Engenharia da Universidade do Porto, a DefinedCrowd é uma das empresas sediadas na UPTEC.

Contactada pelo JPN, Catarina Peyroteo Salteiro, relações públicas da empresa, explica que a distinção é o reconhecimento do trabalho da startup num mundo cada vez mais focado em criar e melhorar sistemas de inteligência artificial. “É um orgulho partilhar esta lista com empresas tão conceituadas no espaço da IA”, acrescenta.

A DefinedCrowd é uma empresa de dados de treino para inteligência artificial, isto é, “recolhe, estrutura e enriquece datasets para IA, que ajudam as empresas a terem os seus produtos prontos para o mercado com maior rapidez e qualidade”, esclarece.

Apesar de ter sido fundada há apenas quatro anos, a DefinedCrowd já tem escritórios nos Estados Unidos da América e no Japão e já anunciou parcerias com empresas como a Microsoft, Amazon, IBM e Mastercard. Neste momento, a empresa emprega cerca de 80 pessoas nos quatro escritórios (Porto, Lisboa, Seattle e Tóquio) e conta com 40 clientes, entre os quais a BMW e a EDP.

A representante da DefinedCrowd revela que o maior objetivo da empresa é ser “número um do mundo de dados para inteligência artificial”. Os planos para alcançar essa meta passam pela expansão da lista de clientes de topo e parcerias com líderes da indústria que estão na vanguarda da evolução da IA.

Artigo editado por César Castro