A temperatura vai subir em Portugal continental com as máximas a variar entre os 20 e os 26 graus celsius durante o fim de semana. Domingo, dia 24, é o dia com a temperatura mais elevada.

Os valores previstos de temperatura máxima para os dias que se avizinham estão entre sete e nove graus acima da média para esta altura do ano. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estes valores configuram uma “elevada amplitude térmica”, traduzindo-se nos próximos dias “num acentuado arrefecimento noturno”.

Ao JPN, Ricardo Tavares, meteorologista do IPMA, explica esta subida de temperatura devido à predominância da corrente de leste. “A corrente de leste, um vento mais continental, não chega ao litoral, logo não temos aquela entrada do ar marítimo que, geralmente, acaba por ser um pouco mais fresco do que este ar que vem de leste”, adianta.

O período sem precipitação que atravessamos e a influência do anticiclone são outros fatores que o meteorologista aponta para a subida das temperaturas. No entanto, Ricardo Tavares ressalva que a tendência são as temperaturas começarem a descer a partir do início da próxima semana. “Temos uma pequena descida da temperatura máxima na ordem dos dois, três graus por dia”, afirma.

Para consultar a temperatura prevista para a sua localidade, pode clicar aqui.

Artigo editado por César Castro