A Câmara do Porto anunciou esta manhã, na reunião do Conselho Metropolitano do Porto, na Póvoa de Varzim, medidas relativas ao uso de transportes públicos. A partir de setembro serão implementados passes gratuitos aos menores de 12 anos em toda a rede de transportes da Área Metropolitana do Porto (AMP).

A medida estende-se até aos jovens de 15 anos, desde que sejam residentes ou estudantes na cidade portuense. A autarquia estima que a decisão, que terá um custo estimado de cerca de um milhão de euros, possa atingir cerca de oito mil jovens estudantes.

Além das medidas de gratuitidade, a implementação do Plano de Apoio do Tarifário dos Transportes Públicos (PRAT) confirma ainda a ampliação do passe único para os restantes munícipes. No caso das viagens intermunicipais o preço será de 40 euros, ao contrário das viagens dentro da cidade do Porto que vão ter o valor de 30 euros, com a possibilidade de acumular duas zonas.

O município do Porto vê a implementação deste plano como uma mais-valia aos estilos de vida sustentáveis, à competitividade do território e ao investimento nas novas gerações.

Artigo editado por César Castro