Os portugueses Nuno Bento e Joana Niza Braga, "foley artist" e "foley mixer", respetivamente, formaram equipa na produção sonora do documentário "Free Solo", da National Geographic. O projeto tem recebido vários prémios, está nomeado para os Óscares e serviu de mote a uma conversa com o JPN.

Foi a partir da empresa Loudness Films, em Lisboa, que Joana Niza Braga e Nuno Bento fizeram os sons para o documentário norte-americano Free Solo, da National Geographic. Os dois portugueses, de 27 anos, formam uma equipa de “foley” – técnica que trata da criação de sons complementares de um filme.

Joana Niza Braga é “foley mixer” e recebeu, este mês, o prémio da Cinema Audio Society (CAS) em Los Angeles. Já Nuno Bento é “foley artist” e recebeu um Golden Reel. Ambos os jovens, sentem o trabalho reconhecido por estas distinções, que sobrepõem até à nomeação que o documentário também recebeu para o Óscar da categoria.

Free Solo acompanha Alex Honnold na aventura rebuscada de escalar, sem auxílio de cordas, a montanha de 900 metros, El Capitan, nos Estados Unidos da América. Dos realizadores Elisabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, o documentário faz o relato do primeiro homem a tentar escalar a solo, uma superfície de puro granito.

No Porto, o documentário estreia dia 12 março, pelas 22h00, no ecrã do Cinema Trindade.

Artigo editado por Filipa Silva