É sob o signo da renovação que vai decorrer o Dia da FMUP deste ano. Segundo o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Altamiro da Costa-Pereira, que tomou posse em novembro do ano passado, há um novo ciclo para iniciar no dia em que a instituição celebra o seu aniversário.

A sessão de comemoração dos 194 anos da FMUP conta com uma presença especial: Miguel Tamen, atual diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e um dos autores da obra “A Universidade como deve ser”, que servirá de base à sua intervenção.

A universidade está presa à empregabilidade. Neste círculo vicioso, olhamos para a licenciatura como meio para atingir um fim cada vez mais especializado”, considera Miguel Tamen, numa declaração reproduzida na nota de imprensa da instituição. A participação do orador convidado promete trazer à discussão alguns dos temas mais sensíveis dentro da Academia.

Além do diretor da faculdade e do orador convidado, discursam também o Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, e António Oliveira e Silva, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de São João, além de Sónia Magalhães, representante do pessoal não docente e não investigador e Nuno de Barros Ferreira, presidente da Associação de Estudantes da FMUP.

As intervenções serão intervaladas por apontamentos dos grupos culturais da instituição.

Artigo editado por Filipa Silva