O PortOuvido desta semana leva-te numa viagem pelos sons da Invicta. Com o sol à espreita, fomos conhecer uma equipa de ginástica, explorar um antigo mercado e ainda quisemos saber se os portuenses conhecem bem as suas expressões tão características.

No “Fora de Jogo” fomos conhecer a equipa de ginástica artística do Sport Clube do Porto. O clube, que treina na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, tem mais de duas centenas de atletas. A professora Alda Côrte-Real garante que este não é um desporto só para mulheres… muito pelo contrário.

Passamos ainda pelo Hard Club que, afinal, nem sempre foi uma sala de espetáculos. O espaço mudou-se para as antigas instalações de um mercado histórico na cidade em 2010, depois de nove anos no outro lado da margem do Rio Douro. Contamos-te esta história em mais um “Antigamente Aqui”.

33 anos depois do nascimento do primeiro bebé-proveta português, fomos “À Boleia” para as ruas da cidade para saber se os portuenses conhecem as técnicas de procriação medicamente assistida e explicamos-te como tudo funciona.

Antes de terminar a viagem, voltamos a sair à rua para lançar o habitual desafio aos que passam pela cidade: conhecerão bem as expressões típicas do Porto? O “Portuquês” desta semana quis saber se a expressão “Dói-me o garfeiro todo” faz parte do vocabulário dos portuenses.