Os rivais são eternos e o jogo é de alta tensão. O embate entre FC Porto e Benfica, marcado para este sábado, às 20h30, no Estádio do Dragão, é considerado “de alto risco” pela Polícia de Segurança Pública (PSP), como explicou o comandante Cardoso da Silva em conferência de imprensa dada esta sexta-feira de manhã.

A partida tem lotação esgotada e a PSP espera uma moldura humana com cerca de 50 mil pessoas.

A deslocação da maioria dos adeptos encarnados não vai ser feita de comboio, conforme aconteceu em anos anteriores, mas sim em viaturas particulares. Esta é uma alteração que pode dificultar a vigilância e a monitorização dos apoiantes do Benfica, uma vez que “implica alguma dispersão dos adeptos“, sublinhou Cardoso da Silva.

Segundo o subintendente, a PSP vai tentar encaminhar estes adeptos para o estádio de forma a que “tudo decorra sem problemas.” Para o grupo de adeptos organizados do Benfica que viajem em conjunto, através de autocarros, por exemplo, a polícia “tem prevista uma zona de concentração junto ao parque de Bonjóia“, em Campanhã. A partir daí serão acompanhados pelas equipas da PSP, na habitual caixa de segurança.

Frente a frente vão estar os dois primeiros classificados da Liga NOS. Foto: FC Porto

Para dar uma resposta adequada a um evento desta envergadura, vão ser destacadas diversas divisões do corpo da PSP, entre as quais a equipa de investigação criminal, de apoio, de proximidade, spoting, trânsito, de intervenção rápida e de prevenção e reação imediata.

A PSP não adiantou o número de efetivos envolvidos nesta operação, mas garantiu que é o “adequado e capaz para reagir a qualquer circunstância” e necessidades que o tipo de jogo requer.

O comandante aconselhou os apoiantes das duas equipas à utilização de transportes públicos, para evitar congestionamentos de trânsito e facilitar o acesso de todos os adeptos ao estádio.

Os adereços dos clubes não devem ser deixados “à vista dentro das viaturas que estão nas imediações do Dragão” alertou.

As portas do Estádio do Dragão abrem às 18h30. A polícia espera um espírito tolerante, festivo e de fair-play dos adeptos que se desloquem para assistir ao encontro que vai colocar frente a frente os dois primeiros classificados da Liga NOS.

Artigo editado por Filipa Silva