Interpretada por Conan Osíris, a canção “Telemóveis” venceu este sábado o Festival da Canção e no próximo mês de maio irá representar Portugal no Festival da Eurovisão da Canção em Telavive, Israel.

Na final, que foi transmitida em direto na RTP, RTP Internacional e na RTP África, a partir do Portimão Arena, o peso das votações foi repartido entre os telespetadores e um júri com representantes de sete regiões de Portugal.

Na soma total das pontuações do júri regional, “Telemóveis” de Conan Osíris venceu em seis das sete regiões de Portugal (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Açores e Madeira) com 82 pontos, seguido de “Igual a ti” de NBC com 54 pontos e, em terceiro lugar, “Pugna” de Surma com 46 pontos.

Conan Osíris também foi o mais votado pelo público. Já Matay e NBC ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente, no que toca à votação telefónica.

Somadas e convertidas ambas as pontuações (júri e público), “Telemóveis” ficou com 24 pontos, “Igual a ti” de NBC com 18 pontos e “Perfeito” de Matay encerrou o top 3 com 17 pontos.

Além da canção vencedora, entre as finalistas estavam A dois (composta e interpretada por Calema), Mar Doce (Mariana Bragada), Perfeito (composta por Tiago Machado e interpretada por Matay), Pugna (Surma), Igual a ti (NBC), Mundo a mudar (Frankie Chavez/Madrepaz) e Inércia (D’Alva/Ana Cláudia).

As votações por telefone estiveram abertas desde segunda-feira, depois de ter sido conhecida a segunda vaga de finalistas, e encerraram durante a final já depois das 23h. Os primeiros quatro finalistas tinham sido definidos na primeira meia-final, a 16 de fevereiro (vista por 632 mil espetadores), e os restantes quatro na segunda meia-final, a 23 de fevereiro (vista por 623 mil espetadores).

No ano passado, a música “O Jardim“, interpretada por Cláudia Pascoal e composta por Isaura, foi a representante portuguesa no Festival Eurovisão da Canção, que decorreu pela primeira vez em Portugal, em Lisboa. Portugal sagrou-se vencedor em 2017, em Kiev, com o tema “Amar pelos dois“, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral.