Um dia dedicado ao jornalismo feito por e para estudantes, por e para as academias. Assim se apresenta o #ECA2019 – 1º Encontro de Ciberjornalismo Académico com data marcada para o dia 22 de março, no Porto.

O programa do evento está fechado e foi divulgado esta segunda-feira pela organização.

Além da já anunciada conferência de abertura, a cargo da jornalista norte-americana Anne Driscoll, o encontro vai promover o debate em torno do jornalismo online feito no contexto académico em Portugal. Primeiro numa alocução de Pedro Jerónimo sobre “Ciberjornalismo académico e na proximidade”; depois num debate alargado, com a presença de cinco jornalistas com experiência em projetos editoriais de âmbito académico; e ainda, ao início da tarde, com a apresentação do REC-Repórteres em Construção, um projeto saído do 4º Congresso dos Jornalistas que envolve, atualmente, uma centena de pessoas, entre estudantes, professores e jornalistas.

A fechar, e porque nesse dia o JPN completa 15 anos de existência, haverá mais um debate com a presença já confirmada de boa parte da equipa de professores que, em 2004, idealizou e criou o JornalismoPortoNet.

O evento, que vai decorrer no Anfiteatro 1 do Edifício Parcauto (junto à Praça do Coronel Pacheco), é de participação gratuita, mas exige inscrição prévia.

Programa completo
09h30 – Abertura
10h00 – Conferência de abertura: “Losing Innocence and Finding Justice in the Age of the Internet”, Anne Driscoll (Schuster Institute for Investigative Journalism, Brandeis University, EUA)
11h00 – Conferência: “Ciberjornalismo académico e na proximidade: Dos media regionais às universidades e politécnicos e vice-versa”, Pedro Jerónimo (Universidade da Beira Interior / CECS)
11h30 – Debate: “Como melhorar o ciberjornalismo académico feito em Portugal?”
Margarida David Cardoso (ex-JUP e JPN)
Rui Barros (Renascença e ex-ComUM)
Teresa Abecasis (Público e REC)
Pedro Dinis Silva (A Cabra)
Rafael Mangana (Urbi et Orbi)
Moderação: Filipa Silva
13h00 – Almoço
14h30 – Repórteres em Construção: Uma redacção virtual para alunos, professores e jornalistas
15h00 – Debate “15 anos de JPN: Assim nasce um ciberjornal”, com a equipa fundadora.
Moderação: Ana Isabel Reis
16h00 – Encerramento