A autarquia de Vila Nova de Gaia tem em marcha um projeto-piloto que pretende avaliar a qualidade do ar em determinadas zonas da cidade. Na Avenida da República e na Estrada Nacional 222 estão já dois ecrãs que vão expor os valores da qualidade atmosférica naqueles locais medida através de sensores.

Segundo o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, o projeto-piloto deverá arrancar em maio e pretende, numa primeira fase, sensibilizar a população e a autarquia para o problema da poluição atmosférica.

“Como não há medição andamos todos tranquilos, porque o que não conhecemos não nos inquieta”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, à margem da apresentação do projeto de neutralidade energética da estação de tratamento de águas residuais de Gaia Litoral, no passado sábado.

Caso os valores se revelem nocivos, a autarquia pretende tomar medidas. “Ninguém vai fechar estradas” para já, garante o presidente, mas é necessário perceber que “a partir de determinados valores, nós temos mesmo de dizer ‘parou’ e não há circulação”. Em causa está a proibição de trânsito de pesados em certas zonas da cidade.

“Aquilo que nós queremos fazer é colocar medidores, sensores da qualidade do ar, disseminados por zonas de maior pressão rodoviária, e fazer disso um instrumento de intervenção no território”, rematou o autarca de Gaia.

Artigo editado por César Castro