A Fundação de Serralves vai criar o “Tree Top Walkway”, um percurso com 260 metros de extensão num nível elevado face ao solo, junto à copa das árvores. O objetivo é permitir a observação e o estudo da biodiversidade do parque.

O projeto, concebido pelos arquitetos Carlos Castanheira e Álvaro Siza Vieira, “terá forte impacto ao nível da sensibilização ambiental e do respeito pela conservação da natureza, património natural e na comunidade científica, a nível nacional e internacional”, como se pode ler em comunicado enviado às redações.

Com a construção do “Tree Top Walkway”, Serralves vem reforçar a sua “missão de promoção e valorização do património natural e cultural”. Inovar com “ações de sensibilização ambiental e fomento da Ciência” e apostar na relação com “diferentes tipos de públicos” são, também, os objetivos da Fundação com o projeto.

A maqueta do projeto, apresentado na sexta-feira.

A maqueta do projeto, apresentado na sexta-feira. Foto: DR/Serralves

“Novos e diferentes formatos de fruição permitirão uma abordagem diferente à relação com a Natureza”, salienta a instituição, com o exemplo dos tree walks, existentes em alguns dos mais relevantes parques e jardins do mundo, como é o caso do famoso “The Valley of the Giants Tree Top Walk, situado na Austrália.

A proposta surge a propósito de um Protocolo de Colaboração Técnica e Financeira, assinado na passada sexta-feira por Ana Pinho, presidente da Fundação de Serralves, e Alexandra Carvalho, presidente do Fundo Ambiental do Estado Português e secretária geral do Ministério do Ambiente e da Transição Energética. O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, também esteve presente.

Artigo editado por César Castro