O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) desenvolveu uma ferramenta de marketing digital baseada na inteligência artificial. O objetivo é adaptar, no nível da personalização, o conteúdo publicitário ao utilizador. “Os subscritores recebem conteúdos personalizados, através do canal mais adequado e à hora mais conveniente”, pode ler-se no site do INESC TEC.

O instituto de pesquisa e desenvolvimento desenvolveu métodos de inteligência artificial, “especificamente algoritmos, que combinam técnicas de recomendação automática de conteúdos com técnicas de processamento de linguagem natural. Estes algoritmos selecionam depois conjuntos do universo de todos os subscritores que têm uma maior probabilidade de estarem recetivos a cada uma das campanhas, com base no texto dos anúncios”, tornando a aproximação ao consumidor mais eficaz.

Desenvolvida pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) e pelo Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), ambos parte do INESC TEC, a funcionalidade vai ser integrada por uma empresa de marketing digital parceira da iniciativa, a AdClick.

Através deste método, é possível “reduzir o número de mensagens enviadas, manter os níveis de recetividade globais e minimizar o número de subscrições canceladas”. Os coordenadores do projeto Pushnews, João Vinagre (LIAAD) e Rui Rebelo (CESE), explicam que “a ideia é fazer chegar a mensagem certa, no momento certo, ao utilizador certo, através do meio certo”.

O principal objetivo da iniciativa é desenvolver uma solução automatizada de orquestração da comunicação de conteúdo multicanal focada na distribuição de conteúdo relevante para os utilizadores (artigos, notícias, content marketing, campanhas comerciais, etc.) e na diversidade de canais (web display, e-mail, chats, push notifications, etc.).

Finalizado em dezembro passado, o projeto teve o apoio do programa Portugal 2020 e foi financiado com mais de 439 mil euros.

Artigo editado por César Castro