O campeonato de surf “Rip Curl Grom Search“, que envolve escalões sub-12, sub-14 e sub-16, de atletas masculinos e femininos, vai arrancar na Praia Internacional do Porto no próximo fim de semana.

Esperam-se mais de 80 atletas e as previsões do mar são favoráveis, com formação de ondas entre um metro e um metro e meio.

Para os atletas da categoria sub-14, tanto no feminino como no masculino, há um estímulo adicional: os vencedores vão ganhar uma viagem a “um destino paradisíaco“, de acordo com a organzação.

Para os atletas sub-16, a competição serve de apuramento para uma final internacional. Os vencedores dos dois sexos nesta competição vão fazer parte da grande final “Rip Curl Somewhere Surf”, a realizar-se na primavera de 2020. 

Os surfistas que ficarem entre o segundo e o quinto lugar, inclusive, vão ter acesso a um wild card para a final europeia, que se realiza em Peniche, no mês de outubro.

Também existem prémios para o melhor score do dia de cada escalão. A Rip Curl vai oferecer um wetsuit, um poncho e um leash.

A competição “Rip Curl Grom Search” faz parte do Porto & Matosinhos Wave Series 2019, realizado pela quarta vez consecutiva e que se estende ao longo do ano. O programa promove provas de modalidades como longboard, stand up padlle, surf adaptado e vários workshops. A grande novidade deste ano é o concurso de surf para cães.

No ano passado, o Porto & Matosinhos Wave Series contou com quase 500 atletas e cerca de 30 mil espetadores. O objetivo do programa é promover o surf na região norte.

Artigo editado por Filipa Silva