Foi publicado esta terça-feira, em Diário da República, pela Empresa Municipal Águas do Porto, o concurso público para o Parque Central da Asprela. Do valor base de 1,7 milhões de euros (e que pode chegar até 1,9 milhões de euros), um milhão é da responsabilidade do Fundo Ambiental. Já os restantes 700 a 900 mil euros vão ser suportados pela Universidade do Porto (41%), pela Águas do Porto (32%) e pelo Instituto Politécnico do Porto (27%).

O prazo para a apresentação de propostas dos candidatos à empreitada é de 25 dias, a contar desta segunda-feira, dia 11 de março. A obra deve ser executada em 570 dias, ou seja, em cerca de um ano e sete meses. O parque deve, assim, ficar concluído até ao final de 2020.

Quando o projeto foi apresentado à Câmara do Porto em outubro do ano passado, o vereador do Ambiente, Filipe Araújo, estimava que o parque estivesse concluído no primeiro semestre de 2020.

O Parque Central da Asprela vai ter espelhos de água, percursos pedonais e cicláveis e caminhos em dique, para evitar cheias. O parque vai ser a segunda fase de um projeto que contempla o Parque da Quinta de Lamas, concluído em 2015.

Artigo editado por César Castro