A Associação de Bloggers de Viagem Portugueses (ABVP) nasceu a 1 de março, no Porto. Ao todo, são nove os fundadores da associação, mas desde que foi inaugurada, já receberam 20 candidaturas de outros bloggers.

Há muitos anos tinha esta ideia na cabeça, mas nunca dei o passo, pelo trabalho que dá”, conta ao JPN Filipe Morato Gomes, fundador da ABVP e autor do blogue Alma de Viajante. Foi quando viu outros bloggers a mostrar interesse que decidiu entrar em contacto, “começar a trabalhar e montar uma equipa.”

Filipe Morato Gomes, que escrevia e fotografava para revistas de viagens antes de se dedicar ao blogging – é um dos dois únicos em Portugal a viver em exclusivo da atividade, o outro é João Leitão (João Leitão Viagens) – diz que a criação da ABVP tem três objetivos. O primeiro é “valorizar o trabalho de blogger aos olhos do mercado.” “Isto é trabalho, é preciso muito tempo e tendencialmente todo esse trabalho tem de ser pago”, comenta.

O segundo objetivo passa por capacitar os bloggers através da partilha de valências. “A ideia é mesmo essa, é crescermos juntos, ajudarmos uns aos outros e partilhar conhecimento entre nós”, reflete. Além disso, procuram a diversidade dos projetos. “Não queremos só os grandes blogues na associação. Queremos toda a gente“, diz.

O autor do Alma de Viajante reafirma o interesse nessa cooperação entre bloggers. “A ideia é deixarmos de olhar uns para os outros como concorrentes e mais como companheiros de ofício”, remata.

Um dos modos que encontraram para ajudar na formação dos bloggers foi a organização de eventos, desde workshops e palestras a encontros informais. Rui Barbosa Batista (BornFreee), outro dos fundadores da ABVP, jornalista de profissão, diz que trazer a Portugal “algumas pessoas reconhecidas no setor internacional” vai ajudar a melhorar as competências necessárias para ganhar relevo no meio.

Estas formações promovem, segundo Rui, a “descentralização“, uma vez que as querem organizar por todas as regiões  de Portugal, e “não só fazer coisas no Porto e em Lisboa.”

A promoção de um código de ética para os bloggers é outra das três propostas. Filipe Gomes disse ser importante “trazer um pouco das regras jornalísticas para o mundo dos blogues.” O fundador da associação comenta que para conseguir que as pessoas confiem no seu trabalho tem de ser “ético e honesto.”

“Já foi o tempo em que abrias revistas para decidires onde queres ir. O que a maior parte das pessoas faz agora é ir à internet, pesquisar no google e ler experiências das pessoas que já foram. Quem são essas pessoas? Os bloggers”, argumenta Filipe. Sem o código de ética que a associação pretende trazer ao mundo dos blogues de viagem, “as pessoas podem duvidar se aquela opinião é genuína ou se está escrita porque alguma marca pagou.”

Assumir um papel de intermediário entre as empresas de turismo e os bloggers é o que Rui aponta como “uma das maiores ajudas” que a associação pode dar ao mercado. “Estamos a abrir portas para [os associados] crescerem e também para mostrarem o seu potencial em projetos internacionais”, salienta.

“Tomara eu que quando comecei há uns anos houvesse uma associação que fizesse esse trabalho por mim”, partilha com o JPN.

A Associação de Bloggers de Viagem Portugueses foi fundada por João Leitão, Carla Mota (Viajar entre Viagens), Pedro Henriques (Espírito Viajante), Sofia Machado (Sofia na Austrália), Catarina Leonardo (Wandering Life), Ruthia Portelinha (O Berço do Mundo) e Marlene Marques (Surfer Girl on the Move), além dos já referidos Filipe Morato Gomes e Rui Barbosa Batista.

Artigo editado por Filipa Silva