Um ataque terrorista a duas mesquitas em Christchurch, na Nova Zelândia, causou pelo menos 49 mortos e pelo menos 20 feridos. O momento do ataque foi transmitido em direto na conta de um dos atiradores no Twitter, mas essa conta foi entretanto apagada. Já foram detidos três homens e uma mulher por suspeita de envolvimento no ataque. Os episódios terroristas começaram às 13h40 locais (00h40 em Portugal continental) e aconteceram nas mesquitas de Al Noor e Linwood Masjid.

A primeira-ministra neozelandesa Jacinda Ardern disse, em conferência de imprensa, que “é um dos dias mais negros da história” do país. Foi a própria Jacinda Ardern a avançar que se tratou de um caso de terrorismo de motivações racistas e associado a movimentos de supremacia branca. É um “ato de violência sem precedentes”, garante a primeira-ministra neozelandesa.

A polícia da Nova Zelândia aconselhou os cidadãos a permanecerem dentro das suas casas e a não se deslocarem a qualquer mesquita do país, numa fase inicial. No entanto, esse aconselhamento já foi levantado.

Christchruch é a maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia e a terceira maior cidade do país. Nela vivem cerca de 376.700 pessoas.

Artigo editado por Filipa Silva