Uma consulta com o médico através de uma videochamada no telemóvel. É o projeto-piloto que avança este semestre e que vai permitir aos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) contactar médicos ou enfermeiros através de uma aplicação móvel, avança a edição desta terça-feira do “Jornal de Notícias“.

Segundo Henrique Martins, presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), o objetivo é que a plataforma eletrónica esteja pronta até ao final do ano, permitindo “ao cidadão contactar diretamente, recorrendo ao telemóvel, um profissional de saúde do SNS”.

A nova app vai ser integrada na aplicação já existente do MySNSCarteira, que tem mais de 300 mil utilizadores.

A proposta de telemedicina apresentada por Henrique Martins é dirigida sobretudo a doentes crónicos, mas dependerá sempre da disponibilidade do médico, alerta o responsável. A consulta através da plataforma vai permitir o registo formal do atendimento e a prescrição imediata da receita, caso seja necessária.

O presidente do SPMS considera que é importante incentivar os bons exemplos tecnológicos e lembra que existem médicos que já utilizam o telemóvel para se manterem em contacto e acompanharem os utentes.

Artigo editado por Filipa Silva