A Universidade do Porto (UP) vai distinguir, pela décima vez, os estudantes com melhores médias que completaram no ano letivo de 2017/2018 o primeiro ano de licenciatura ou mestrado integrado.

Ao todo, 22 estudantes das 14 faculdades da UP vão receber um prémio no valor de 999,99 euros (equivalente à propina anual). Nas faculdades com mais de 1500 alunos são distinguidos dois ou mais estudantes.

ábio Reis, aluno da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Fábio Reis, aluno da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Foto: DR

Fábio Reis é o estudante com a melhor média dos 22 distinguidos. É aluno de Ciência de Computadores na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e acabou o primeiro ano com média de 19,35. Ao JPN diz não haver “muito segredo” para uma boa média. Na sua opinião, é apenas “seguir um método de estudo constante e rigoroso”.

O aluno da FCUP revela que o que funcionou para ele foi “um estudo diário daquilo que aprendia durante o dia”. Cláudia Pires, outra premiada, está a frequentar a licenciatura em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e é da mesma opinião: “É preciso ter uma dedicação diária para conseguir obter” os resultados esperados. A aluna da FLUP acabou o primeiro ano com uma média de 18,1.

Khaled Sidani também vai ser premiado. É do Líbano e veio estudar para a Universidade do Porto. Acabou o primeiro ano do curso de Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) com uma média de 16,5. Ao contrário de Fábio e Cláudia, Khaled não estuda todos os dias, mas refere que, quando recebe os resumos, tem de “[os] ler no mesmo dia para fazer uma revisão” e lembrar-se da matéria.

Cláudia Pires, aluna da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Cláudia Pires, aluna da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foto: DR

O aluno da FADEUP diz também que a dificuldade é redobrada, uma vez que tem de “traduzir a matéria de português para inglês” e isso “dá muito trabalho”. Khaled explica que algumas das aulas são em inglês, “mas [que a] maior parte dos professores preferem dar em português”. Se o aluno não perceber, pergunta ao professor. “Eles são compreensíveis comigo”, admite.

Cláudia Pires faz o mesmo que Khaled. “O meu método é ir lendo aquilo que os professores fornecem e ir estudando um pouco todos os dias porque assim interioriza-se mais facilmente”, refere a aluna.

Fábio Reis e Khaled Salini consideram que a escolha do curso também influencia a média. O aluno da FCUP acredita que escolheu “o curso certo”, pelo que se não gostasse daquilo que aprende “ia ser mais difícil” e podia ter “pior média”. Khaled refere que “para escolher o curso” pensou “naquilo que mais gostava de fazer”.

Por sua vez, a aluna da FLUP diz que “quem estuda e quem trabalha tem capacidade de se adaptar às diferentes áreas”, mas admite que escolheu a área onde está “porque era aquela que gostava mais”.

Khaled Sidani, aluno da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Khaled Sidani, aluno da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Foto: DR

Sobre o Prémios Incentivo, todos os alunos concordam que é uma boa ajuda. Fábio Reis diz que “é sempre bom termos o trabalho reconhecido” e que é um “orgulho” ser premiado. “O prémio monetário também ajuda porque, como estudantes, temos de gastar algum dinheiro para conseguir andar na faculdade”, comenta o aluno da FCUP.

Para Cláudia Pires “é uma honra” estar entre os melhores alunos da Universidade do Porto. A aluna refere que “o valor monetário vai ajudar a pagar as propinas”. Khaled Salini conclui que “a aventura” de vir para um país diferente do seu “valeu a pena”.

Os 22 estudantes distinguidos vão receber os Prémios Incentivo, esta sexta-feira, no Salão Nobre da Reitoria, durante a Sessão Solene Comemorativa dos 108 anos da Universidade do Porto.

Artigo editado por César Castro