O Governo Português, através da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), enviou esta quinta-feira para Moçambique uma equipa avançada de peritos multidisciplinares.

A equipa integra 18 elementos de Comando da ANPC, da Força Especial de Bombeiros, da Guarda Nacional Republicana (UEPS – Unidade de Emergência de Proteção e Socorro e binómios de busca e socorro), do INEM e da EDP.

Portugal disponibilizou um conjunto de kits alimentares e de higiene para as populações afetadas pelo ciclone Idai. Para além disso, foram enviados equipamentos de apoio logístico à missão portuguesa, à missão consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros e ao Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.

Para esta sexta feira, está prevista a partida de uma segunda equipa multidisciplinar com elementos da Força Especial de Bombeiros, da Guarda Nacional Republicana e Bombeiros de corporações do distrito de Santarém, acompanhados por material de apoio a emergências.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que esteve presente na cerimónia de despedida, referiu que o avião comercial vai transportar – para além dos elementos referidos – mais nove pessoas do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e duas do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária, para prestarem auxilio na identificação das vítimas mortais.

Até ao momento, o ciclone Idai causou 293 mortos e 15 mil pessoas ainda estão à espera de regate.

Artigo editado por César Castro