António Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto (UP), anunciou, esta sexta-feira, que vão ser disponibilizadas novas camas para estudantes em três locais da cidade no discurso que proferiu na cerimónia de celebração dos 108 anos da UP, que teve lugar no Salão Nobre da Reitoria.

Para além da residência estudantil que deverá ser construída no Quartel do Monte Pedral, está em marcha, segundo o reitor, a criação de camas na Messe dos Sargentos do Porto, num edifício da Lutuosa de Portugal nos Aliados e num edifício que pertence à UP e que está localizado na Carvalhosa, junto à antiga Faculdade de Farmácia. O responsável máximo da UP não mencionou, contudo, o número de camas em causa.

O reitor abordou a situação atual do alojamento estudantil na cidade do Porto, considerando que o processo não é “simples” nem de resolução “célere”, dada “a complexidade do problema habitacional em Portugal”.

E deixou, neste plano, um recado ao Governo: “Em boa hora tomámos a iniciativa de procurar alternativas residenciais, pois, como se percebe pelo anunciado Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, não podemos esperar grandes apoios nesta matéria por parte do poder central“.

O reitor da Universidade do Porto afirmou ainda que o Estado tem falhado no cumprimento dos compromissos assumidos com as universidades que adotaram o modelo fundacional, designadamente no que se refere às contrapartidas financeiras.

É crucial dar estabilidade, confiança e capacidade de previsão às universidades em matéria de financiamento, para que estas possam definir as suas estratégias em função dos recursos disponíveis”, completou António Sousa Pereira.

Recorde de estudantes e investigadores internacionais

Na cerimónia foi ainda revelado que o Instituto Pernambuco-Porto será transformado na Casa das Culturas de Língua Portuguesa, com sede no campus do Campo Alegre no Porto.

Segundo o reitor, a Casa das Culturas de Língua Portuguesa vai proporcionar um “ponto de convergência da lusofonia”.

“Com esta abrangência, o Instituto Pernambuco-Porto pretende promover a mais ampla compreensão e consequente divulgação da língua portuguesa, bem como das literaturas e das culturas que lhe dão vida e a enriquecem continuamente”, detalhou o dirigente da UP.

Durante o discurso, o tema da cultura e do desporto não ficou de lado.  António Sousa Pereira admitiu estar a assistir a um dinamismo estratégico que acredita ser “inédito” na Universidade. “Temos mais e melhor oferta cultural, estando a agenda de eventos para os espaços da Reitoria absolutamente preenchida até 2020”, afirmou o reitor.

A área do desporto ficou preenchida com iniciativas como a “partilha de bicicletas U-Bike ou do programa de pausas ativas na Reitoria”.

O reitor mencionou a internacionalização como um dos pontos mais fortes da Universidade.  “Em 2018/2019, a Universidade ultrapassou todos os recordes de estudantes e investigadores internacionais. Ao todo são mais de 5.600, vindos de mais de 90 países. Este número corresponde já a 18% da nossa comunidade estudantil”, completou.

Além disso, sublinhou a formalização de um consórcio com a Bosch Ovar, que acontece esta segunda-feira, para um investimento em I&D de 17 milhões de euros. “Tivemos, aliás, a boa notícia de que, em 2018, a Universidade do Porto foi a instituição com o maior número de pedidos de registo de patentes europeias: 17 num total de 220″, destacou o reitor.

Ribeira da Asprela será “novo pulmão” na cidade

Sobre as várias obras a decorrer em diversos espaços universitários, salientou a participação da Universidade no consórcio liderado pela autarquia para recuperação e renaturalização da Ribeira da Asprela, “projeto que vai melhorar a qualidade ambiental do campus universitário e criar um novo pulmão verde na cidade.”

De igual forma, destacou a reestruturação da UP Digital, estando a decorrer obras para a instalação desta estrutura no edifício da Praça do Coronel Pacheco. “A mudança de instalações visa otimizar a gestão dos recursos da UP Digital, numa lógica de proximidade aos centros de decisão da Universidade”, finalizou o reitor da Universidade do Porto.

O Presidente da República esteve presente na celebração e encerrou a sessão solene com um discurso de homenagem à instituição. Durante a cerimónia, também foram distinguidos 22 estudantes com o Prémio Incentivo, e quatro com o Prémio Cidadania Ativa.

Artigo editado por Filipa Silva