João Vasconcelos sofreu um ataque cardíaco fatal durante a madrugada desta terça-feira, dia 26 de março, aos 43 anos. O ex-secretário de Estado da Industria desbravou o caminho do empreendedorismo em Portugal, tendo estado ligado a várias iniciativas na área, de que são exemplo a Startup Lisboa e a Web Summit em Portugal.

Muito antes, foi vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários, entre 1999 e 2005, organização sediada no Porto. Numa nota de pesar pelo falecimento do ex-secretário de Estado da Industria, a organização sublinha o trabalho de João Vasconcelos “com o dinamismo, a determinação, a inteligência e a capacidade de visão que emprestou a todos os projetos em que esteve envolvido”.

Ao JPN, Marco Galinha, atual vice-presidente da ANJE, ressalvou o “excelente pai e um homem de boas causas, como o Aylan Kurdi Caravan, que trouxe muita energia para o país”. “Nem sempre concordei com alguns pontos de vista, mas reconheço a entrega, a capacidade de trabalho e o sentido de humor. O João era uma força da natureza os sentimentos a sua família e amigos”, frisou.

Em 2015, João Vasconcelos organizou a caravana Aylan Kurdi Caravan – uma caravana de apoio aos refugiados sírios. Vasconcelos conseguiu juntar três camiões com 66 toneladas de roupa, comida, medicamentos e brinquedos para milhares de refugiados.

Foi ainda nesse ano que entrou no Governo a convite do primeiro-ministro António Costa para ocupar o cargo de secretário de Estado da Indústria. Saiu dois anos depois, exonerado na sequência do caso dos bilhetes para jogos da seleção no Euro 2016, oferecidos pela Galp.

Ana Teresa Lehmann, sucessora de Vasconcelos no cargo, descreveu-o como sendo um “visionário, com uma imensa e contagiante energia positiva”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a “perda súbita” do ex-secretário de Estado, numa nota na qual afirmou que “a melhor forma” de o homenagear João Vasconcelos é dando “visibilidade aos exemplos de êxito empresarial”.

“Uma inspiração” no mundo do empreendedorismo

João Vasconcelos liderou a Startup Lisboa desde os primeiros passos, tendo exercido o cargo de diretor executivo entre 2011 e 2015. Na página oficial da incubadora a nota de pesar termina com uma garantia: “o João foi e continuará a ser uma inspiração para todos nós”.


No campo do empreendedorismo é ainda de destacar o papel decisivo que lhe é atribuído para a instalação e permanência da Web Summit em Portugal.

Paddy Cosgrave, fundador e responsável máximo da iniciativa escreveu, esta terça-feira de manhã, uma nota no Twitter a lamentar a morte do empreendedor, recordando que “ele fez um enorme esforço para promover as startups portuguesas para um nível global”.

Mais recentemente, João Vasconcelos assumiu o lugar de chairman da Flash, uma empresa de trotinetas elétricas de Lisboa e mentor da startup Techstars, uma aceleradora de startups, e membro em várias organizações, como a COTEC.

No último domingo, João Vasconcelos escreveu um último post no LinkedIn, onde afirmou que “quanto mais tempo passamos online mais valorizamos tudo o que é offline, a natureza, as emoções, a arte, a cultura, a manufactura, tudo o que nos transmite sentimento. Bom domingo, aproveitem o digital e usem-no como ferramenta para valorizar o analógico. Agora vou passear que está um dia fabuloso.”

Segundo a informação publicada no “Dinheiro Vivo”, o velório está marcado para esta quarta-feira na Basílica da Estrela, Lisboa, a partir das 9h, com missa às 10h30. O funeral parte depois para Gafanhão, no concelho de Castro Daire, também na quarta-feira.

Artigo atualizado às 20h30 com a indicação das exéquias fúnebres

Artigo editado por Filipa Silva