A Câmara Municipal do Porto (CMP) vai enviar para Moçambique apoio monetário e de recursos humanos para fazer face aos imensos estragos causados pelo ciclone Idai. A iniciativa mereceu a aprovação de toda a vereação da autarquia na reunião pública realizada esta terça-feira de manhã.

A maior fatia, no valor de 100 mil euros, vai ser aplicada “exclusivamente” na reconstrução do Hospital da Beira, em larga medida inoperacional depois dos estragos provocados pela intempérie. De acordo com o presidente da CMP, Rui Moreira, o auxílio vai ser prestado através da Health4Moz, uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) que já tem desenvolvido trabalho em Moçambique.

O apoio de 10 mil euros é destinado a uma “intervenção rápida na Escola Portuguesa da Beira, na reconstrução do telhado”, em associação com o Instituto Camões, na sequência de um pedido de José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas a Rui Moreira.

O presidente da Câmara do Porto adiantou ainda que já esteve em contacto com o presidente da Câmara da Beira e mostrou disponibilidade de, numa fase posterior, “enviar equipas” para fazer um “levantamento das infraestruturas” da cidade.

Rui Moreira manifestou também vontade em continuar a apoiar a região depois da “calamidade”, através de “uma infraestrutura, eventualmente um centro de saúde ou uma escola” de que a autarquia portuense fosse “patrono” para uma ação “mais continuada”. A ideia foi apoiada por todos os vereadores.

Artigo editado por Filipa Silva