São cerca de 90 desenhos, fotografias, serigrafias e outras peças assinadas por arquitetos, artistas plásticos e fotógrafos, que os estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) vão leiloar ao público na noite desta quarta-feira, 27 de março. Promovida pelos alunos de segundo ano do Mestrado Integrado em Arquitetura da FAUP, a iniciativa “Quem dá mais?” vai ajudar a financiar uma viagem de caráter pedagógico.

A terceira edição do evento pretende ajudar os estudantes a viajar pela Rota de Le Corbusier, entre França e Espanha, no âmbito de uma unidade curricular do curso de Arquitetura. Em declarações ao JPN, Alexandra Gonçalves, estudante na FAUP e promotora do “Quem dá mais?”, explica o objetivo do leilão: “Queremos ajudar todos os alunos do segundo ano a irem à viagem, independentemente da condição financeira. Todos estão em pé de igualdade.”

A importância de viajar e de conhecer obras e referências que estudam nas aulas mobilizou os alunos da FAUP a contactarem vários artistas portugueses e estrangeiros, entre os quais Joana Vasconcelos, Souto de Moura, Siza Vieira, Norman Foster ou Vhils. “Com a artista Joana Vasconcelos demoramos 3 meses a receber resposta. Com outros arquitetos, como Siza Vieira ou Souto de Moura, foi mais fácil porque já participaram em edições anteriores e estão mais próximos desta faculdade”, observa.

Este desenho do arquiteto Eduardo Souto de Moura faz parte do conjunto de obras que serão leiloadas. Foto: José Pereira

O dinheiro angariado na venda das obras será repartido de igual forma pelos estudantes, não “existindo uma diferenciação”. Para esta viagem estão previstos cerca de 100 alunos, que poderão conhecer o trabalho do arquiteto Le Corbusiere, considerado património mundial da UNESCO.

O leilão começa esta quarta-feira, às 21h, no auditório Fernando Távora, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Os interessados em conhecer as obras disponíveis para venda e respetiva base de licitação podem deslocar-se à Galeria da FAUP já a partir desta terça-feira.

A entrada é livre ao público em geral.

Artigo editado por César Castro