O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) vai inaugurar, esta quarta-feira, a propósito do Dia Nacional do Dador, um novo espaço com cerca de 300 m² no Serviço de Imuno-hemoterapia.

As instalações vão ter uma nova sala de colheita, que terá uma maior capacidade, bem como uma nova sala de espera, que permitirá receber mais dadores. As alterações prendem-se com a “estratégia de captação de dadores e com a criação da ideia de um Banco de Sangue no contexto de depósito solidário e com futuro”, explica Laranja Pontes, presidente do IPO-Porto, em comunicado.

Com o novo espaço, o Instituto Português de Oncologia do Porto pretende oferecer melhores condições de comodidade e “captar mais dadores e cada vez mais jovens”, sublinha o presidente do IPO-Porto. A eficiente reorganização do Serviço e a ampliação da área laboratorial são outras das prioridades.

Em 2018, o IPO-Porto registou 9257 dádivas, das quais 1121 foram componentes plaquetários por aférese (colheita de um componente específico como plaquetas, plasma ou glóbulos vermelhos). As dádivas de sangue permitiram tratar 1756 doentes enquanto que a dádiva de plaquetas por aférese beneficiou os cerca de 400 doentes que, anualmente, precisam de transfusão desse componente.

Para o aumento e manutenção da dádiva regular contribuíram 2229 dadores a “realizar dádiva duas ou mais vezes durante o ano de 2018 e os grupos organizados, seja empresas ou instituições, que se mobilizaram de forma solidária para a dádiva de sangue”, explica Luísa Lopes dos Santos, diretora do Serviço de Imuno-hemoterapia do IPO-Porto.

Estes fenómenos solidários permitiram que também, pela primeira vez, o hospital tenha conseguido ser autossuficiente em Concentrado de Eritrócitos.

Para Luísa Lopes dos Santos, é fundamental que o hospital continue a contar com os dadores regulares e que os mais jovens tenham noção que a “dádiva de sangue ou de componentes é um dever de cidadania simples e solidário que permitem salvar uma ou mais vidas.”

Os dadores interessados devem dirigir-se ao IPO-Porto de segunda e sexta-feira, das 8h30 às 19h30, e sábado, das 8h30 às 12h30.

Artigo editado por César Castro