O Dias da Dança (DDD) e o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) uniram-se num só festival com vários espetáculos performativos. Ao todo, são 27 palcos do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, e pela primeira vez, Viana do Castelo.

A apresentação do DDD+FITEI, que se realizou esta quarta-feira no Clube dos Fenianos Portuenses, contou com a presença de Rui Moreira, que considerou este dia como “verdadeiramente especial”. O autarca do Porto afirmou que a parceria entre o DDD e o FITEI “espelha o compromisso com a cultura”, tornando a mais recente união no “maior festival de artes performativas do país e um dos maiores da Europa”.

Rui Moreira destacou os 32 dias de programação com 66 espetáculos, 25 dos quais em estreia nacional, e que vão decorrer em cerca de 40 salas e espaços, com a participação de aproximadamente 650 elementos.

Na sessão estiveram também presentes a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e as vereadoras da Cultura de Gaia e Viana do Castelo, Paula Carvalhal e Maria José Guerreiro, respetivamente.

Tiago Guedes, diretor artístico do DDD, adiantou que “esta parceira só existe porque há uma enorme cumplicidade artística entre dois festivais e entre os dois diretores artísticos”. Já Gonçalo Amorim, do FITEI, reforçou a “importância brutal” da “parceria simbólica” entre os dois projetos.

A junção de dois dos mais importantes festivais com epicentro no Porto deveu-se ao facto de terem pontos de contacto, filosofias de programação idênticas e da possibilidade de coincidirem no espaço temporal.

O DDD+FITEI contempla dois eixos comuns aos dois festivais: a “Semana +” e o “Foco Brasil”. Na “Semana +” o destaque vai para os projetos de criação nacional que serão apresentados a mais de 80 programadores de todo o mundo. É neste programa intermédio, de 8 a 12 de maio, que se vão apresentar vinte produções nacionais (dez de dança e dez de teatro) com potencial para serem apresentados em palcos fora do país.

Já no “Foco Brasil” o destaque vai para as criações brasileiras, os seus artistas e espetáculos e a evolução artística do país inserido num contexto de crise política.

O Dias da Dança, que vai na quarta edição, arranca primeiro a 24 de abril e mantém o modelo de apresentações de espetáculos em salas (DDD In), na via pública (DDD Out) e o “Corpo+Cidade” (conceito de reinvenção possibilitando novas experiências urbanas).

Por sua vez, o FITEI, que já caminha para a 42.ª edição, arranca a 15 de maio, com o tema “Brasil Descolonizado”. O diretor artístico do FITEI elogiou a forma como os artistas brasileiros têm tido a capacidade de resistir à falta de financiamento e a maneira como têm lutado contra “a descolonização do pensamento”.

Os espetáculos serão apresentados no Teatro Municipal Rivoli, no TNSJ, Coliseu, Teatro Constantino Nery, no Armazém 22, Municipal Sá de Miranda ou sítios menos comuns, como os Fenianos Portuenses ou o Guindalense F.C. .

O programa de cada um dos festivais será ainda acompanhado por mais de quatro dezenas de atividades de formação tais como oficinas, workshopsmasterclasses. Ao longo do festival serão também organizados concertos, sessões de cinema, exposições e festas.

Artigo editado por César Castro