A International Collegiate Programming Contest (ICPC), o maior concurso de programação do mundo para estudantes do Ensino Superior, vai decorrer pela primeira vez em Portugal, no ano em que uma equipa portuguesa de alunos da Universidade do Porto conseguiu chegar à final da competição. São esperadas 135 equipas finalistas, oriundas de 47 países que se instalam já a partir de 31 de março e até 5 de abril, na Alfândega do Porto, para uma semana dedicada à programação.

A competição pretende atrair não só os melhores estudantes universitários de todo o mundo como é, ainda, uma grande oportunidade de recrutamento para grandes marcas tecnológicas de Silicon Valley. Adam D’Angelo (CEO do Quora e antigo CTO do Facebook), Tony Hsieh (gestor no Facebook) ou Craig Silvestein (o primeiro colaborador da Google) são casos de sucesso de quem participou nesta competição.

Com esta iniciativa, a Universidade do Porto “pretende projetar a cidade como ‘capital mundial’ da programação, valorizando o talento gerado pela instituição e estimulando a captação de investimento por parte de entidades e empresas ligadas à tecnologia e inovação”, refere a organização em comunicado.

A Rússia tem vencido as últimas edições e vai marcar presença no Porto com 10 equipas, mas os Estados Unidos da América e a China lideram o número de alunos participantes, estando ambos os países a participar com 17 equipas cada um. Destacam-se de seguida a Índia, Brasil, o Egito e a Síria que participam com seis equipas por cada país.

Entre as várias atividades que decorrem paralelamente ao evento principal, destacam-se as Olimpíadas Nacionais de Informática 2019, coorganizadas pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

No dia 3 de abril, quarta-feira, tem lugar a “Hackacity Porto”, uma maratona de programação que desafia os participantes a criar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do Porto.

A entrada no evento é gratuita, mediante a lotação do espaço, estando prevista a emissão em streaming para todo o mundo.

O evento é organizado pela Universidade do Porto, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do Turismo de Portugal e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Artigo editado por Filipa Silva