Depois de no ano passado ter recebido mais de 36000 visitantes, a sexta edição do Bioblitz, com o mote “Descobre a Natureza do Parque de Serralves”, está de volta de 1 a 7 de abril. O evento que promove a biodiversidade do Parque coincide este ano com o 30.º aniversário da Fundação de Serralves.

Com um programa intenso dirigido em exclusivo às escolas nos primeiros cinco dias (entre 1 e 5 de abril) e a todo o público durante o fim de semana (6 e 7 de abril), o Bioblitz traz oficinas científicas, espectáculos, saídas de campo, jogos temáticos e workshops de ilustração ou fotografia.

O Bioblitz, à semelhança dos anos anteriores, é realizado em parceria com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), responsáveis pela identificação das espécies ou pelas muitas saídas de campo diurnas e noturnas.

Ao contrário de um inventário científico, que é limitado a biólogos e outros investigadores, o Bioblitz pretende ser uma inventariação relâmpago de espécies de plantas e animais, feita com a participação do público e de entrada gratuita.

Artigo editado por César Castro