Está confirmado. Cinco épocas depois, o Gil Vicente vai voltar a competir na I Liga portuguesa de futebol na temporada 2019/2020, concluindo um processo que já se arrasta há 13 anos.

A confirmação foi feita por Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes, esta segunda-feira, à saída da reunião com o grupo dos clubes da I Liga de futebol com exceção dos três “grandes” e que conta também com o Paços de Ferreira, da II Liga.

Pedro Proença informou que a reunião realizada em Gaia teve o objetivo de esclarecer “algumas questões” dos clubes acerca dos regulamentos, como o processo de despromoção de um número maior de clubes para que o Gil Vicente possa subir. Com a integração dos gilistas na I Liga, sobre para três do número de equipas que descem de escalão esta época. O clube de Barcelos disputa esta temporada a Série A do Campeonato de Portugal.

O presidente da Liga de Clubes elogiou a postura dos clubes presentes na reunião, com um espírito “muito aberto”, e deixou um agradecimento à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) pela forma como tratou o caso.

A subida do Gil Vicente põe fim ao “caso Mateus”, que começou em agosto de 2006. Na altura, o clube foi despromovido administrativamente à Liga de Honra, atual Segunda Liga, depois de ter garantido a permanência para a temporada 2006/2007. A despromoção aconteceu porque os gilistas utilizaram ilegalmente Mateus, que na época anterior tinha atuado com estatuto de amador e, por isso, não podia jogar como profissional até pelo menos um ano depois, de acordo com os regulamentos da FPF.

O clube conseguiu voltar a a subir ao escalão principal na época 2010/2011, voltando a descer na temporada 2014/2015.

Artigo editado por Filipa Silva