A Câmara Municipal de Gaia vai regulamentar os licenciamentos de alojamento local no concelho, com o objetivo de o limitar. O anúncio foi feito, esta segunda feira, pelo presidente Eduardo Vítor Rodrigues, no final de uma reunião de câmara descentralizada que decorreu em Avintes.

O autarca apontou as zonas do centro histórico e junto ao jardim do Morro como as mais cobiçadas para o alojamento local. A autarquia pretende assim estudar uma forma de limitar o recurso a este tipo de alojamento pelo meio de “contingentes de casas por zonas estratégicas”, de forma a “evitar que moradores sejam expulsos porque os senhorios querem converter habitações em quartos para turismo”.

“O que está a acontecer é uma expulsão de pessoas. Neste momento, não está a existir equilíbrio no mercado. Verificamos um apetite algo predatório com o qual não podemos pactuar quando existem famílias com dificuldade em encontrar casa, mesmo famílias de classe média”, disse o autarca.

O regulamento, que vai para o terreno acompanhado de outras medidas para a habitação de renda acessível, deve estar pronto “dentro de 15 dias”. 

Artigo editado por César Castro