O Largo Amor de Perdição, em frente ao Centro Português de Fotografia, recebe pela primeira vez uma edição da Mostra da Universidade do Porto (UP), que este ano acontece de 4 a 7 de abril. Aulas de desenho, simulações de partos no interior de uma ambulância, exames à saúde oral, jogos sobre alimentação saudável ou a participação em testes de cultura geral são algumas das atividades que os visitantes vão poder aproveitar.

O evento, que pretende ser uma panóplia daquilo que melhor se faz na UP em termos de áreas de atuação e de investigação, dedica quatro dias a jovens, famílias e curiosos.

Inseridas num programa de eventos pontuais, outras ações vão decorrer também na área envolvente à Mostra da UP. Uma das atividades é a visita, até esta quarta-feira, ao Observatório Astronómico “Professor Manuel de Barros”. O objetivo é conhecer o maior telescópio português, o “Grande Telescópio do Observatório”, e o Círculo Meridiano de Espelho, um equipamento astronómico de relevância mundial na determinação da hora. A participação na atividade, no entanto, requer inscrição prévia.

Além de visitas ao edifício da Reitoria da UP, os interessados vão poder ainda simular uma escavação arqueológica, assistir a conferências sobre Engenharia Civil e a várias atuações de grupos académicos (núcleos de dança, tunas e demonstrações desportivas).

Em 2018, a Mostra da Universidade do Porto atingiu o patamar dos 15000 visitantes. Já a oferta formativa da UP é demonstrada por cerca de 300 docentes, técnicos e estudantes e 40 organismos da instituição, cuja missão é também esclarecer dúvidas e responder a questões dos pré-universitários.

O evento tem entrada livre. As portas do evento estão abertas esta quinta e sexta-feira (das 10h às 19h), no sábado (das 11h às 20h) e no domingo (das 11h às 19h).

Artigo editado por César Castro