Um grupo de três investigadores da Universidade de Aveiro (UA) está a trabalhar numa fórmula que substitui a vacina da gripe por pastilhas efervescentes. Marguerita Rosa, Emanuel Capela e Miriam Kholany são os três nomes que compõem a equipa de investigação.

O segredo para o funcionamento está em anticorpos retirados de gemas de ovos de galinha, denominados por IgY e produzidos apenas por aves. Segundo os investigadores do Departamento de Química da UA, estes funcionam como defensores do organismo, pelo que é possível manipulá-los de forma a combater o vírus da gripe.

Emanuel Capela, um dos integrantes, diz ao JPN que “a ideia surgiu como um modelo de negócio” e explica que a diferença para a vacina da gripe é que “a vacina estimula o sistema imunitário da pessoa a criar defesas contra o vírus e as pastilhas dão diretamente à pessoa essa imunidade” .

A fórmula efervescente ainda não está pronta a ser utilizada, mas espera-se que “daqui a um ano ou até 2020 já possa estar na fase de testes celulares”. Depois, só faltará a formulação e composição final para que possa ser usada.

A investigação começou há cerca de cinco anos e a equipa de investigadores já recebeu uma bolsa da União Europeia. Recentemente, foram também premiados com uma outra quantia monetária na V IMFAHE’s International Conference 2019 – Innovation Camp.

Contudo, as bolsas não têm chegado para os gastos e a equipa de investigação continua a concorrer a outras formas de financiamento para progredir na investigação.

Artigo editado por César Castro