Este ano, a Serenata e a Missa da Benção das Pastas vão ser realizadas na Avenida dos Aliados. Já o Cortejo Académico volta a começar no Palácio da Justiça com os finalistas a passar a tribuna todos juntos, à frente do carro de Medicina. As informações foram confirmadas esta quinta-feira pela Federação Académica do Porto (FAP) ao JPN.

No ano passado, a alteração de local da Serenata e Missa da Benção para a Cordoaria, em frente à Antiga Cadeia da Relação, deveu-se à agenda de jogos da Primeira Liga de Futebol. Na altura, com a possibilidade de a Avenida dos Aliados se tornar num espaço de celebração para os adeptos do FC Porto, que se sagraria campeão nessa noite, levou a FAP e o Magnum Consilium Veteranorum a mudar de local.

No entanto, este ano tal não deverá acontecer e às 00h01 do dia 5 de maio arranca com a Monumental Serenata, na Avenida dos Aliados, mais uma edição da Queima das Fitas do Porto. Já a Missa da Benção das Pastas vai ter lugar no mesmo local, mas na manhã seguinte.

Já na terça-feira, à semelhança do que aconteceu no ano passado, o Cortejo Académico da Queima das Fitas do Porto vai começar no Palácio da Justiça (em frente ao Jardim da Cordoaria). Com a redução de percurso (que começava há dois anos na Rua da Restauração), a organização pretende manter desimpedidos os acessos ao Hospital de Santo António, melhorar a mobilidade na cidade e diminuir eventuais condicionamentos de trânsito.

Esta alteração reduz também a duração do cortejo, fazendo com que os estudantes da academia passem mais cedo a tribuna, junto aos Paços do Concelho.

Nesta Queima das Fitas, os finalistas voltam a passar a tribuna à frente do carro de Medicina, que é o primeiro carro do Cortejo. O objetivo é permitir que os familiares dos estudantes que terminam agora o seu percurso académico possam assistir ao momento sem terem que esperar até à chegada da instituição que os alunos frequentam.

A Queima das Fitas do Porto 2019 começa dia 5 de maio e termina dia 11.

Artigo editado por César Castro