Existe em Lisboa há 23 anos e prepara-se agora para chegar ao Porto. A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) inicia oficialmente atividade no domingo, coincidindo com o Dia Mundial da Saúde, e compromete-se a apoiar jovens com diabetes e as respetivas famílias. “Por se encontrarem mais deslocadas, não conseguiam participar em todas as atividades”, começa por explicar Cátia Geraldes, responsável pelo núcleo no Porto.

O pontapé de partida vai ser dado no Centro Hípico do Porto e Matosinhos e na Quinta da Conceição em Leça da Palmeira, pelas 14h30. Apesar de existirem outras instituições de apoio ao diabético, “não existem [associações] específicas para jovens e crianças. [Estes grupos] têm especificidades e temos que nos dedicar a isso para os cativar”, adianta.

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal tem planeadas várias iniciativas ao longo do ano, sobretudo “encontros e convívios”. “Eles [AJDP] fazem coisas fantásticas e têm atividades muito apelativas para os jovens”, afirma Cátia Geraldes, diabética há 31 anos.

Cátia reconhece que a partilha de experiências e o “convívio entre pessoas com doenças crónicas” servem para alimentar o crescimento do conhecimento coletivo. “Nesses encontros haverá sempre a parte da formação com alguns elementos da parte médica ou enfermeiros. E também o apoio ao nível das escolas, junto dos professores e funcionários. Muitas vezes falham por falta de informação e de não saberem lidar com estas questões”.

Além de Lisboa, a AJDP conta com mais dois núcleos: um em Lisboa e outro em Santarém.

Artigo editado por César Castro