O programa “És.Cultura’18”, que foi uma das ideias vencedoras do Orçamento Participativo Portugal de 2017 e entrou em vigor durante o ano de 2018, vai passar a ser permanente, anunciou a secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira.

No final da apresentação de um balanço da iniciativa, na última sexta-feira, a secretária de Estado da Cultura afirmou que mais de 3 mil jovens participaram no programa. “Pelos efeitos positivos do programa no acesso dos jovens à cultura e criação de novos públicos, foi decidido prolongar o programa”, anunciou a governante, em declarações à agência Lusa.

O programa teve início em abril de 2018 e deveria terminar agora, mas vai passar a ser permanente a partir de maio. O programa “És.Cultura’18” dá acesso livre a jovens de 18 anos a 350 equipamentos culturais. Além dos organismos tutelados pelo Ministério, o programa tem a adesão de 64 municípios e 11 entidades privadas.

Para ter acesso gratuito ao conjunto de museus, monumentos, palácios ou teatros, os jovens só precisam de apresentar o cartão de cidadão que comprove que têm 18 anos.

Segundo Ângela Ferreira, a potencial quebra na receita dos equipamentos culturais é colmatada com a “criação de novos públicos, com o fomento de novos hábitos culturais”.

O Teatro Nacional São João, o Teatro Carlos Alberto, a Casa da Música e o Museu Nacional Soares dos Reis são alguns dos espaços aderentes ao programa no Porto.

Artigo editado por Filipa Silva