A cidade portuense foi palco do maior concurso universitário de programação da história, o International Collegiate Programming Competition (ICPC). A Universidade de Moscovo sagrou-se campeã.

Universidade Estatal de Moscovo, da Rússia, sagrou-se bicampeã mundial do International Collegiate Programming Competition (ICPC) 2019, que decorreu quinta-feira no Porto, naquela que foi a estreia do maior concurso de programação para estudantes do Ensino Superior a ter lugar em Portugal. De onze problemas propostos, a equipa moscovita foi a única a conseguir resolver dez dos desafios.

Em 43 edições de concurso, esta foi a primeira vez na história que uma equipa portuguesa representou Portugal na final da competição. A equipa portuense, formada por Alberto Pacheco, Gonçalo Paredes e Ricardo Pereira, todos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, ficou com o 41º lugar, com cinco problemas resolvidos de forma correta.

Voltando ao topo da classificação, ficou no segundo lugar a equipa do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, no acrónimo inglês) dos Estados Unidos, que resolveu nove dos problemas propostos e que foi a mais rápida a responder aos desafios (média de 14 minutos). O terceiro posto foi para a Universidade de Tóquio, do Japão, com nove desafios concluídos seguida da Universidade de Varsóvia, da Polónia, com oito problemas fechados.

Na categoria de medalhas de prata, da quinta à oitava posições, as equipas da Universidade Nacional de Taiwan e da Universidade de Wroclaw da Polónia conseguiram resolver oito problemas. Seguidas da Universidade Nacional de Seul, da Coreia do Sul e da Universidade de Tecnologia Kim Chaek, da Coreia do Norte, com sete desafios concluídos.

Já as medalhas de bronze, atribuídas da nona à 12ª posições, serviu as Universidades de Tecnologia de Sharif do Irão, o Instituto de Física e Tecnologia de Moscovo da Rússia, a Escola Superior de Economia da Rússia e a Universidade Chinesa de Hong Kong, com sete problemas resolvidos.

A final do mais antigo e prestigiado concurso universitário de programação do mundo levou à Alfândega do Porto cerca de 1.500 participantes, de 135 equipas de jovens programadores de 47 países. Cerca de 150 voluntários, de várias instituições da UP, ajudaram à organização do evento.

Artigo editado por Filipa Silva