As obras de reabilitação do Estádio Universitário do Porto, anunciadas há já vários anos, vão ser lançadas esta terça-feira, no Campo Alegre, pelo primeiro-ministro António Costa, avançou a Universidade do Porto em comunicado.

Ao JPN, Bruno Almeida, diretor do Centro Desportivo da Universidade do Porto (CDUP-UP), explicou que a “reabilitação total do espaço exterior” do Estádio vai focar-se na parte das “infraestruturas de base”, bem como na “recuperação do campo central”.

O projeto está avaliado em 2,5 milhões de euros, próximo dos três milhões adiantados ao JPN pelo diretor do CDUP-UP em março de 2018. A obra deve estar terminada no primeiro trimestre de 2020 (prazo de 300 dias) e será suportada pela instituição.

Bruno Almeida adiantou também que a recuperação do relvado vai ser feita com a instalação de relva sintética. A “primeira fase de reestruturação” do espaço vai ainda permitir acomodar mais um campo de futebol no complexo.

Numa segunda fase, que ainda não está definida, o responsável pelo CDUP revelou que está prevista a remodelação das bancadas e a “construção de outras infraestruturas desportivas” como espaços para a prática de padel ou “campos de areia” para futebol de praia.

Antes da inauguração da obra, marcada para as 11h30, António Costa vai ainda marcar presença na abertura da Convenção Nacional do Ensino Superior 2020-2030, que arranca pelas 09h00 no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto. Será mais uma visita do governante à Invicta depois de várias passagens recentes, de que são exemplo a assinatura dos contratos para a redução tarifária dos transportes públicos ao lançamento dos concursos para as obras de extensão do metro do Porto.

Artigo editado por Filipa Silva