A falta de apoios e financiamento vai impossibilitar a realização da décima edição do festival Mêda +. O anúncio foi feito, esta quarta-feira, pela organização no Facebook. “Em 2018, pela primeira vez, a Associação Mêda + não conseguiu cumprir os pagamentos a todos os fornecedores”, explicam. Depois “de tentativas sem sucesso de apoios públicos e patrocínios”, a associação viu-se, assim, obrigada a cessar a organização do evento.

O apoio extraordinário atribuído pelo município foi chumbado em novembro pelos vereadores do PSD e CDS-PP da Câmara Municipal da Mêda. Também outras iniciativas de financiamento e tentativas de conseguir patrocínios revelaram-se infrutíferas.

Os organizadores sublinham o trabalho de valorização da região, que se situa no interior do país, que o festival teve. Anualmente, o Mêda + juntava milhares de pessoas na região. “Foi sempre mais do que um festival de verão: foi uma ideia de emancipação cultural, erguida voluntariamente por um grupo de jovens nos intervalos das aulas e do trabalho”, acrescentam.

De entrada gratuita e com cartazes dedicados à música portuguesa, o festival Mêda + contou com um total de nove edições realizadas no município da Mêda, no distrito da Guarda, desde 2010.

Na publicação da rede social, é possível ler ainda que a organização lançou, “como último recurso”, uma campanha de donativos.

Artigo editado por César Castro