Um autocarro com mais de 50 turistas despistou-se, esta quarta-feira, por volta das 18h30 na zona do Caniço, na Madeira, provocando 29 mortos e 27 feridos. O veículo acabou por cair em cima de uma habitação que se encontrava, na altura, vazia.

Até ao momento, as vítimas mortais registadas são todas de nacionalidade alemã, com idades compreendidas entre os 40 e os 50 anos. Entre os feridos estão dois portugueses: a guia turística e o motorista da viatura. Foram todos transportados para o Hospital Doutor Nélio Mendonça, no Funchal.

O autocarro da Sociedade de Automóveis da Madeira (SAM) estava ao serviço da Agência Travel One e dirigia-se para o Funchal para uma rota turística noturna pela capital da ilha. Acabou por tombar por uma encosta, acabando em cima de uma casa. No entanto, o dono da habitação não se encontrava no seu interior, na altura.

Quanto às causas do acidente, não são ainda conhecidas, tendo o Ministério Público aberto um inquérito. De acordo com o “Diário de Notícias da Madeira”, há testemunhas que relatam que o autocarro se terá descontrolado na descida da Estrada da Ponta da Oliveira, poucos metros depois de ter saído do hotel Quinta Splendida, tendo o motorista tentado abrandar o veículo indo ao encontro dos muros laterais antes de cair na ribanceira.

Das 29 vítimas registadas, 11 são homens e 18 mulheres, segundo a informação avançada pelas autoridades regionais.

Ao JPN, António Macedo Ferreira, jornalista madeirense, correspondente da TSF na ilha, esclarece que a estrada onde decorreu o acidente está localizada numa zona residencial e a orografia do terreno não terá contribuído para o trágico desenlace: “Não era uma estrada perigosa. Não era uma estrada interdita a autocarros”, conclui.

Na zona do Caniço de Baixo, conta, há várias unidades hoteleiras: “Aliás, há uma comunidade de alemães residentes ali naquela zona”, afirma.

Sobre a ocorrência de acidentes semelhantes na ilha, o também presidente da Delegação Regional da Madeira do Sindicatos dos Jornalistas recorda um episódio de 2005 em que um acidente na zona de São Vicente, a norte da ilha, provocou a morte a cinco cidadãos italianos.

O Governo Regional da Madeira e o Governo de Portugal decretaram hoje três dias de luto nacional.

A chanceler alemã, Angela Merkel, já reagiu através de um comunicado, através do qual manifestou “tristeza e choque“, exprimindo “sincera solidariedade com todas as famílias que perderam os seus entes queridos”.

A chefe de Estado agradeceu ainda às equipas de emergência portuguesas “que estão a trabalhar em circunstâncias difíceis no local do acidente”.

Artigo editado por Filipa Silva