A partir do próximo ano letivo, o Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira (CCA) vai ter a funcionar uma Escola Profissional de Música, foi anunciado esta semana.

Vão ser dois os cursos disponíveis: Instrumentista de sopro e de percussão e Instrumentista de cordas e de tecla. As inscrições para o próximo ano letivo já estão abertas. Terminado o curso, os alunos obterão um diploma de dupla certificação (12º Ano e Nível IV).

O diploma final vai permitir aos alunos a entrada no mercado de trabalho. Para além disso, vão poder também ingressar no ensino superior, desde que as provas de acesso ao curso sejam a Matemática, Português, Inglês e/ou História da Cultura e das Artes.

“Os alunos estavam sempre a pedir”

A escola foi criada a pensar nos estudantes que sentem uma vocação pela música. “A procura era muita, os alunos estavam sempre a pedir. Só existia um curso profissional aqui em Amarante e era de desporto, mas só agora surgiu a oportunidade de criarmos esta”, comentou António Laranjeira, diretor executivo do CCA, em declarações ao JPN.

Segundo António Laranjeira, “a formação dos jovens é fundamental, ainda para mais num ensino onde podem desenvolver aptidões e talentos artísticos”.

Taí Laranjeira, como é conhecido, mencionou ainda a importância da criação da escola, na medida em que muitos dos alunos, tinham de ir estudar para outras zonas como o Porto e Lisboa, por falta de oferta formativa em Amarante. Com esta possibilidade, os amarantinos, bem como os habitantes dos concelhos vizinhos, têm agora a vantagem de poder estudar na zona.

Biblioteca e auditório devem nascer no centro histórico

Para ingressar na escola não é necessário ter conhecimento de música. Os cursos funcionam de segunda a sexta, em regime diurno.

O Centro Cultural oferece ainda, paralelamente à nova escola profissional, um conservatório de música e outro de dança, ambos com o nome de Maria Amélia Laranjeira.

Relacionado ainda com a vertente musical, o CCA oferece o Festival Internacional de Guitarra de Amarante, que vai decorrer entre os dias 22 de junho e 6 de julho de 2019. A nível social existe ainda uma orquestra com o objetivo de integração de jovens e crianças em risco.

O diretor executivo adiantou ainda que estão a “elaborar um projeto para a criação de uma biblioteca e de um auditório no centro histórico, para apoiar ainda mais os nosso alunos”, afirmou.

Artigo editado por Filipa Silva