Está em curso a trigésima edição das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), que até 10 de maio vão animar vários recintos desportivos na cidade de Guimarães. Esta segunda-feira, começaram as provas de futsal, râguebi e basquetebol masculinos e de voleibol feminino.

Carlos Videira, diretor do departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), reconheceu ao JPN que as expectativas são “elevadas” e que a organização espera proporcionar aos “melhores atletas nacionais do desporto universitário” uma experiência “muito positiva”.

Para a edição deste ano dos CNU, o lema escolhido foi a sustentabilidade. “Procuramos que a organização esteja subordinada ao mote da sustentabilidade ambiental”, afirmou Carlos Videira, que espera que o evento deixe “um legado para as próximas organizações, não só a nível do desporto universitário, mas também no desporto federado” ao nível da responsabilidade social e da consciencialização ecológica.

A iniciativa surgiu de um esforço já existente da UM, que se tem vindo a destacar nos rankings de sustentabilidade a nível internacional, e da cidade de Guimarães, candidata, ainda que sem sucesso, ao prémio Capital Verde Europeia 2020 com o projeto Guimarães Mais Verde. “Juntamos a vontade da academia à vontade da autarquia e foi nesse sentido que acabamos por delinear um programa de sustentabilidade.”, declarou Carlos Videira.

O diretor do departamento de Desporto e Cultura dos SASUM esclareceu que o plano prevê dez programas que tocam em matérias como “a mobilidade, o consumo de energia e água, reciclagem, recolha de resíduos e redução de emissão de gases com efeito de estufa”.

O grande objetivo é que o evento não tenha um impacto negativo no ambiente: “Vamos monitorizar todos os consumos destas fases finais e, terminados os campeonatos, plantar o número de árvores correspondentes para que o evento tenha pegada ecológica nula”, explicou Carlos Videira.

Instituições do Porto vão ao Minho defender seis títulos

A Invicta vai estar representada por 34 equipas nas fases finais, seis das quais à procura de repetir o sucesso da temporada passada. A Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) defende títulos em basquetebol feminino, voleibol feminino e voleibol masculino. A Universidade do Porto vai procurar repetir as vitórias em andebol feminino e râguebi masculino.

A Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) vai ao Minho com o título de futebol de 11, conquistado na época passada num jogo que terminou de forma atribulada. O atual treinador, Mauro Santos, ainda não comandava a equipa na altura, mas garante “não vai dar hipótese” a incidentes semelhantes. “Se acontecer alguma coisa, serei o primeiro a apontar o dedo”, acrescentou.

Apesar de a equipa chegar a Guimarães com o estatuto de campeã, o técnico é cauteloso quanto aos objetivos para a fase final: “primeiro, queremos passar a fase de grupos, depois é ver jogo a jogo”. Mauro Santos aponta as formações da Universidade do Minho e da Universidade Europeia, as outras duas cabeças de série do torneio, como as adversárias mais fortes.

Questionado sobre a capacidade da equipa em comparação com a que venceu o título em Aveiro, o treinador da AEFEUP afirmou que o plantel é semelhante, salvo “dois ou três” jogadores, não havendo diferença de qualidade em relação ao conjunto da época passada.

Atletismo no arranque das fases finais

Na prova de atletismo de estrada, que inaugurou as fases finais este domingo, em Guimarães, a Universidade do Porto (U.Porto) arrecadou a vitória coletiva, à frente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e da AAUM.

Na prova feminina, Laura Regalado, atleta da U.Porto, e Sara Duarte, da AEESEnfP, ficaram no segundo e terceiro lugares, respetivamente, atrás de Mónica Silva, do IESFafe, que venceu. Na corrida masculina, ganhou Filipe Fraqueiro, da AAUBI, com Paulo Fontão, da AEISMAI, e  Jorge Aido, da U.Porto, a completarem o pódio.

É a oitava vez que a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) organiza fases finais de desporto universitário, desta vez em colaboração com a Universidade do Minho (UM) e a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).

Os Campeonatos Nacionais Universitários decorrem em Guimarães até ao dia 10 de maio. Os vencedores vão garantir um lugar nos europeus universitários das suas modalidades.

Artigo editado por Filipa Silva