Chama-se Bragamove e pretende melhorar a mobilidade em Braga. O projeto, mentorado por Paulo, André, Luísa e Miguel, teve como inspiração o “metrominuto“, uma iniciativa do município de Pontevedra, em Espanha, que recolhe as características da mobilidade sem motor da cidade.

O Bragamove concebeu dois mapas que disponibilizam informação sobre as distâncias, o tempo médio gasto na viagem e a agradabilidade do percurso, quer seja a pé ou de bicicleta.

Mapa pedonal.

Mapa pedonal. Foto: Bragamove

Mapa ciclável.

Mapa ciclável. Foto: Bragamove

Para a equipa, o essencial é que exista a informação. “O objetivo é repensar a mobilidade e informar as pessoas para uma escolha mais consciente, tendo em conta vários critérios, como o impacto ambiental ou económico”, contou Paulo Silva ao JPN.

A equipa do Bragamove considera que “a mobilidade é um problema muito complexo e difícil de resolver”. Por isso, o objetivo é que “as pessoas percebam que a pé ou de bicicleta é a solução ou [então] que não é e [que] temos de recorrer ao carro ou aos transportes públicos”, explicou o ciclista urbano.

Contudo, os resultados do projeto são difíceis de calcular, porque “Braga é uma cidade muito grande”. Além disso, a equipa pensa em melhorar o trabalho, mas ainda não sonha com grandes voos. “Levar este projeto a outros pontos do país já seria uma utopia”, revelou Paulo Silva.

Artigo editado por César Castro