Em Portugal, existe apenas uma obra de Leonardo da Vinci. O desenho “Rapariga lavando os pés a uma criança” (1480) vai ser exposto na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), na quinta-feira (2 de maio). O dia marca os 500 anos da morte do mestre italiano.

Das 11h00 às 20h00, a obra, que integra a coleção de Desenho Antigo do Museu da FBAUP, vai estar disponível ao público no Pavilhão de Exposições da faculdade e parte depois para o Museu do Louvre, em Paris, para completar uma exposição no outono dedicada aos 500 anos do polímata, juntando-se a pinturas como “Mona Lisa” e “São João Baptista”.

O desenho, que esteve no holandês Teyler Museum até este mês, foi apresentado pela última vez no Porto em 2012, na exposição “Cinco Séculos de Desenho na Coleção da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto”.

A primeira vez foi na Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1962, mas sob o nome de outro autor: Raffaellino da Reggio. Só três anos depois, em 1965, o especialista em Desenho Antigo Philip Pouncey reconheceu a verdadeira autoria do desenho. A descoberta foi publicada na revista “Apollo” em 1978.

O desenho terá chegado ao Porto no século XIX. Segundo Luís Pinto Nunes, diretor do Museu da FBAUP, os bolseiros da Academia Portuense (precursora da FBAUP) estudavam por períodos de tempo em capitais europeias das Artes, como Roma e Paris, e de lá traziam “dossiês de desenhos” com alguns exemplares – tendo vindo, pelo meio, o “Rapariga lavando os pés de uma criança; Estudo separado das nádegas da criança”, tendo deixado Portugal com uma obra – ainda que não se soubesse na altura – de Leonardo da Vinci.

Artigo editado por Filipa Silva